Curiosidade
O seu nome deriva da povoação do Rabaçal, referenciada em documentos escritos datados de 1139. As suas qualidade e reputação são referidas por
inúmeros autores, entre os quais Eça de Queirós no seu livro “A Cidade e as Serras” (“cada queijo, um desses queijinhos redondos, como o Camembert ou o Rabaçal, pode vir a custar-te, a ti Jacinto queijeiro, entre duzentos e cinquenta e trezentos mil réis”).
Queijo
Queijo serra da estrela
Conhecido como o queijo mais antigo de todos os tempos.
O leite utilizado para obtenção do queijo serra da estrela DOP é proveniente de ovelhas criadas na serra que lhes deu o nome.
Distingue-se dos outros queijos pelo aroma e sabor agradável, limpo, de forte e ligeiramente forte e levemente picante e salgado.
Para melhor saborear o queijo Serra da Estrela, segundo os especialistas, devemos fatiá-lo e consumi-lo com a própria casca, pois é nela que se encontra a verdadeira característica que lhe atribui um especial sabor.
Queijo Beira Baixa
Tem a sua origem no distrito de Castelo branco.
O seu processo de fabrico é feito a partir de leite cru de ovelha ou de ovelha e cabra. Os rebanhos que estão na sua origem, são mantidos durante todo o ano ao ar livre, possuindo desta forma, acesso a variadas pastagens, algumas das quais especificamente plantadas.
É caracterizado pelo seu sabor agradável, limpo e ligeiramente acidificado.
Queijo Rabaçal
Queijo de leite de Ovelha e Cabra.
Destaca-se de todos os outros, pelo facto de as pastagens onde se inserem as ovelhas desta região, serem abundantes numa planta de nome “Santa Maria”. Trata-se de um tomilho espontâneo que atribui características únicas ao sabor do
Queijo do Rabaçal.